top of page
Buscar
Foto do escritorFelipe Fernandes

XLVI Reunião Anual da SAB: participação com apresentação em plenária (e SAP!!!)

Atualizado: 19 de nov. de 2023


Essa semana participei de mais uma reunião anual da Sociedade Astronômica Brasileira, que dessa vez aconteceu no Planetário da Gávea, no Rio de Janeiro. Essa foi a primeira reunião presencial da Sociedade desde 2020, e dessa vez meu trabalho foi aceito para apresentação em Sessão Plenária! Além da apresentação, contribuí também como chair de uma das sessões paralelas.


Com os mais de 300 participantes, o planetário ficou fechado exclusivamente para o evento, que contou ainda com diversos palestrantes internacionais e de várias estados do Brasil. Como dá pra ver na foto abaixo, o IAG/USP compareceu em peso:


Minha palestra foi sobre a caracterização das propriedades crono-quimio-cinemáticas das estrelas de baixa metalicidade, identificadas no terceiro data release do levantamento S-PLUS. Esse estudo permitiu aprimorar os critérios de seleção desse tipo raro de estrelas, levando em conta parâmetros astrométricos do Gaia DR3, além da fotometria do S-PLUS. A palestra foi na cúpula principal do planetário.



Além da palestra, também fui co-autor de posteres que foram apresentados por alunos do USP e da UFRJ. Um deles, sobre a seleção de estrelas gigantes no S-PLUS para serem usadas como traçadoras de sobredensidades na Galáxia (Pierre Ré Martho - IAG/USP); e o outro sobre a aplicação do método cinemático, que desenvolvi no doutorado, para a datação de estrelas na Vizinhança Solar (Matheus Rabelo Santos - OV/UFRJ).



Achei ótimo que a organização do evento disponibilizou algumas cópias físicas de edições passadas da Revista Brasileira de Astronomia. Aproveitei para levar uma cópia da edição que tem o artigo que escrevi sobre o asteroide Interestelar 'Oumuamua, em 2021. O artigo pode ser lido aqui.

Como foram muitas palestras e de muitas áreas diferentes, fica difícil destacar as principais. Mas para mim, a mais proveitosa foi a da Emily Deibert, palestrante convidada do NOIRLab institute, que apresentou o espectrógrafo GHOST, recém instalado no telescópio Gemini-Sul. A palestra serviu não apenas para tirar algumas dúvidas que eu ainda tinha sobre o instrumento, mas também para lembrar que o deadline para submissão de propostas de observação se encerrava naquela semana. Só por isso consegui enviar a minha.


Antes da assembléia geral, tivemos ainda a apresentação do Reinaldo Carvalho (INPE), que destacou as fraquezas do sistema federal centralizado de fomento a pesquisa no país, e apresentou dados sobre a queda no orçamento dedicado à pesquisa que vinha acontecendo nos últimos anos.


A assembléia geral aconteceu na cúpula principal do planetário e um dos mais importantes pontos foi o fim da possibilidade de publicar artigos nas principais revista de astronomia sem a necessidade de pagar as inviáveis taxas de publicação. A diretoria destacou que um acordo com a CAPES já está em andamento para oferecer uma solução pra essa questão já para o próximo ano.


O PDF da minha apresentação no Evento pode ser encontrado abaixo:



SAP

Após a assembléia da outra, ocorreu o evento principal da semana: a reunião anual da Sociedade Astronômica Paralela. Esse ano assumi o cargo de presidente inteirino permanente e garanti que nada fosse levado a sério durante o evento. Mais detalhes sobre a SAP não podem ser encontrados em lugar nenhum.




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page