Hoje aproveitei uma brecha na programação do Ciclo de Cursos Especiais do Observatório Nacional e visitei o Observatório do Valongo, local onde fiz minha graduação e doutorado aqui no Rio de Janeiro. Fui convidado pela prof. Yanna Martins Franco para dar uma aula sobre filtros fotométricos para a turma de Técnicas Observacionais do semestre de 2023.2. Também aproveitei para conversar com dois estudantes de iniciação científica (que trabalham Helio Rocha-Pinto, meu ex-orientador), sobre os projetos que eles desenvolvem e que estou colaborando.
O tema da aula foram filtros fotométricos, com enfâse nas vantagens do uso de filtros de banda estreita, como os que usamos no levantamento S-PLUS. Apresentei o conceito de filtros fotométricos e mostrei como eles podem ser utilizados para o estudo de características das fontes, principalmente quando o espectro eletromagnético dessa fonte não é conhecido.
Para não ficar apenas na parte teórica, levei para a aula alguns filtros tradicionalmente usados para a observação de planetas (com telescópios amadores), e realizamos uma atividade interativa para testar o aprendizado dos estudantes. Não trouxe meus filtros na viagem, então usei os do próprio Observatório do Valongo, que foram prontamente emprestados pelos astrônomos do observatório, Daniel e Ana Beatriz (que basicamente salvaram a atividade).
O objetivo da atividade foi usar uma lâmpada colorida (também improvisada na hora), e um mapa de cor (perceptualmente uniforme), para que os alunos olhassem através dos filtros e identificassem a correspondente curva de transmissão de cada um. A atividade foi feita em grupo e eles acertaram todas as curvas de transmissão.
Também aproveitei para falar sobre os atuais levantamentos fotométricos que fazem uso de bandas estreitas, com foco no J-PAS e J-PLUS (que tem intensa participação brasileira) e principalmente o S-PLUS (que é liderado por brasileiros).
Acredito que a aula e a conversa com os alunos de IC foram muito proveitosas para os estudantes, mas confesso que meu principal objetivo foi aproveitar a viagem para matar a saudade do Observatório: como dá pra ver na foto, eu estava feliz até depois de subir a ladeira.
No botão abaixo, vocês encontram o pdf com os slides que usei na aula:
留言