Assim como ano passado, o evento foi no Rio de Janeiro. ...Mas diferente do ano passado, eu estava no Brasil e pude participar presencialmente.
Fomos muito bem recebidos no Observatório Nacional, que preparou uma excelente estrutura para o evento. No último dia, também deu pra dar uma passadinha no Observatório do Valongo, onde passamos a tarde e vários participantes do evento aproveitaram para fazer um tour guiado pelo Morro da Conceição. No total, foram três dias de muita discussão científica, com apresentações de trabalhos e posteres nas mais diversas áreas, desde palestras mais técnicas (como a minha, sobre os updates na pipeline de calibração fotométrica para o 5° data release interno), a palestras de astrofísica estelar, e extragaláctica. Ao todo, tivemos mais de 120 participantes registrados, 30 apresentações e 21 pôsteres. As tardes do primeiro e segundo dia foram reservadas para discussões, muito proveitosas, de diferentes áreas, todas com aplicações relacionadas ao S-PLUS. Tivemos a presença de colaboradores de diversos países, inclusive de argentinos que encararam mais de 30h de viagem para chegar no evento, e ainda tiveram ânimo pra me acompanhar no Engenhão em uma partida do Botafogo contra o Defensa y Justicia pela Sul-Americana (pra variar, empatamos).
O PDF da minha apresentação pode ser baixado clicando no botão abaixo. E para mais detalhes, incluo também o site do evento.
Comments